
Reprodução seletiva em plantas
Por milhares de anos, os agricultores têm ajustado as características das lavouras e da pecuária através de um processo denominado reprodução seletiva.
Como funciona a reprodução seletiva?
- Agricultores selecionam plantas com características desejáveis e colocam para procriar.
- De sua prole, os fazendeiros novamente escolhem aqueles com a melhor combinação de características e o processo continua por várias gerações.

Por meio da reprodução seletiva, os agricultores converteram plantações e animais silvestres nos cultivos e rebanhos que usamos hoje.
Como a tecnologia moderna pode melhorar a reprodução seletiva?
As técnicas genéticas modernas permitem que os agricultores identifiquem o gene (ou genes) específico que controla uma característica desejável . Uma vez identificado, o gene pode ser rastreado na descendência da planta.

Usando essas técnicas, os criadores podem identificar rapidamente quais organismos têm uma genética desejável sem ter que esperar que eles atinjam a idade adulta e exibam características específicas . Isso é particularmente útil para características que são difíceis de medir, como resistência a doenças ou aquelas que são amplamente controladas pelo ambiente .
Isso também significa que vários genes podem ser identificados ao mesmo tempo . Essa situação torna mais fácil selecionar características controladas por vários genes diferentes ou selecionar organismos com uma combinação de características diferentes.
Quais são as vantagens e desvantagens da reprodução seletiva?

