
Microbiologia e indústria alimentar
Louis Pasteur 1822-1895
Microbiologia é o ramo da biologia que estuda os microorganismos.
Os microrganismos são seres vivos de tamanho pequeno, cujas dimensões não permitem que sejam observados a olho nu pelo homem. Assim, eles só podem ser visualizados ao microscópio.
É na biodiversidade, nomeadamente na diversidade microbiana, que se apoia a biotecnologia, havendo, nos dias de hoje, um conhecimento extraordinário da diversidade de microrganismos e das atividades em que participam.
Antes dos progressos da microbiologia e antes do microscópio eletrônico ter revelado os finos detalhes da sua estrutura, os microorganismos já eram usados em processos essenciais que estão na base da indústria alimentar.
A produção de alimentos em que intervêm microrganismos tem, pois, tradições. Contudo, durante muitos milhares de anos, os microrganismos proporcionam alimentos e bebidas ao ser humano sem que ele tivesse conhecimento da sua existência.
Grupos de microrganismos
Os principais grupos de microrganismos são: vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos.
Vírus
Os vírus são organismos microscópicos que não possuem células. Por isso, são considerados parasitas intracelulares. Os vírus só conseguem realizar suas atividades vitais dentro de outra célula viva.

Bactérias
As bactérias são seres unicelulares e procariontes. Elas fazem parte do Reino Monera. As bactérias podem ser encontradas em diversos ambientes e são capazes de suportar condições ambientais inóspitas à maioria dos seres vivos.
Mesmo sendo imperceptível, as bactérias desenvolvem importantes funções no ambiente. Elas atuam nos ciclos biogeoquímicos e na produção de alimentos e medicamentos.
Algumas bactérias podem ser patogênicas e causam doenças como a cólera, difteria, febre tifoide, lepra, meningite, tuberculose.

Protozoários
Os protozoários são seres eucariontes, unicelulares e heterótrofos. Pertencem ao Reino Protista, junto com as algas que são organismos aquáticos que têm a capacidade de realizar fotossíntese. Elas podem ser micro ou macroscópicas, eucariontes ou procariontes.
Os protozoários apresentam variadas formas corporais e ocupam ambientes úmidos ou o interior de outros organismos.
Algas
As algas são seres protistas, eucariontes e autotróficos fotossintetizantes. Elas são fundamentais para a manutenção da vida na Terra porque liberam grande quantidade de oxigênio para a atmosfera. Além disso, são consideradas como os principais seres produtores dos ambientes aquáticos.
Apesar de algumas delas se parecerem com plantas, as algas não apresentam folhas, caules ou raízes. Assim, elas são organismos bem mais simples do que as plantas.
Fungos
Os fungos são seres macroscópicos ou microscópicos, unicelulares ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos, e fazem parte do Reino Fungi.
Os fungos possuem diversos tipos de habitat visto que são encontrados no solo, na água, nos vegetais, nos animais, no homem e nos detritos em geral. Diante do grande número de espécies, cerca de 1,5 milhão, os fungos são utilizados para diferentes fins, como na produção de medicamentos e até mesmo na produção de queijos.
O cogumelo é um tipo de fungo que é muito apreciado na culinária, sendo fonte de proteínas.


Na indústria alimentar, os microrganismos com maior importância pertencem ao grupo dos fungos das bactérias.
Como proceder para cultivar e observar microrganismos?
Em processo industriais de produção de alimentos, os microorganismos são preferidos aos animais e às plantas porque:
- são unicelulares ou pluricelulares ou pluricelulares pouco diferenciados, permitindo a sua cultura em fermentadores;
- a razão área-volume que apresentam permite uma absorção rápida de nutrientes e uma velocidade de metabolismo elevada, tornando o processo mais económico;
- têm a capacidade de converter composto de natureza muito diversa e produzir uma grande variedade de metabolismo;
- podem multiplicar-se em ambientes extremos de pressão, temperatura e salinidade em que é difícil a sobrevivência de outras formas de vida.
https://www.todamateria.com.br/microbiologia/.