Exploração das potencialidades da biosfera

A biosfera é um subsistema terrestre que inclui todos os organismos existentes e as suas inter-relações ,bem como os ambientes em que se desenvolvem. Constitui uma fina pelicula, em relação às dimensões do Globo, englobando mares, lagos, águas correntes, solo e atmosfera até uma certa altitude.

A existência de um mosaico de diferentes habitats, que diferem pelos fatores abióticos, intervém na distribuição de uma grande diversidade de organismos. Constituem-se, assim, diferentes ecossistemas caracterizados pelos organismos existentes e pelas condições físicas e químicas que os regulam.

A nível aquático consideram-se diferentes ecossistemas que se distinguem pelas suas características físico-químicas, entre as quais sobressai a salinidade, e pelas formas de vida que neles subsistem.

 Diferentes ecossistemas a nível aquático:

Recifes de corais

  • mares tropicais, águas límpidas com temperaturas amenas;
  • ecossistemas com grande biodiversidade.

Mangal

  • ecossistema de transição entre os ambientes terrestre e marítimo;
  • existe em regiões tropicais onde haja encontro de águas de rios com a água do mar;

Lagos

  • depressão natural na superfície da Terra que contém permanentemente uma quantidade variável de água doce ou água salgada. 

Rios

  •  curso de água, usualmente de água doce, que flui por gravidade em direção a um oceano, um lago, um mar, ou um outro rio.

Na superfície terrestre consideram-se também vastas áreas caracterizadas pelo clima, pelo solo, pela flora e pela fauna designados por biomas.

  • Tundra é um bioma localizado no Hemisfério Norte, no qual a baixa temperatura e estações de crescimento curtas impedem o desenvolvimento de árvores. Existem três tipos de tundra: tundra ártica, tundra alpina e tundra antártica. Numa tundra, a vegetação é composta por arbustos, ciperáceas, gramíneas, musgos e líquiens. 
  • Floresta de Coníferas: A taiga ou floresta boreal, é um bioma predominante das regiões localizadas em elevadas latitudes cujo clima típico é o continental frio e polar, comumente encontrado no norte do Alasca, Canadá, sul da Groenlândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. 
  • A floresta caducifólia é um tipo de floresta temperada, constituída por árvores de folha caduca (ou seja, com folhas que caem no Outono, voltando a nascer na Primavera), sendo característica dos climas temperados marítimos. Neste tipo de florestas as espécies arbóreas formam geralmente um estrato vegetal bastante homogéneo.
  • Uma pradaria ou relvado é uma planície vasta e aberta onde não há sinal de árvores nem arbustos, com capim baixo em abundância. Estão localizadas em praticamente todos os continentes, com maior ocorrência na América do Norte. O solo geralmente é cheio de túneis e tocas de animais. As pradarias são também encontradas ao lado de desertos. O clima varia bastante: as pradarias tropicais são quentes durante o ano, mas as pradarias temperadas têm estações quentes e frias e seu clima é húmido.

Deserto, em geografia, é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica. Muitos desertos têm um índice pluviométrico anual abaixo de 400 mm. Como consequência são áridos, tendo a reputação de serem capazes de sustentar pouca vida.

Savana é uma região plana cuja vegetação predominante são as plantas gramíneas, com árvores esparsas e arbustos isolados ou em pequenos grupos.

O bioma floresta tropical e subtropical húmida é um tipo de ecossistema que ocorre na zona equatorial entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Este ecossistema experimenta temperaturas médias e uma quantidade significativa de chuva. As florestas tropicais podem ser encontrados na Ásia, Austrália, África, América do Sul, América Central, México e em muitas ilhas do Pacífico, Caribe e Oceano Índico.

Chaparral é um bioma encontrado no sul da Califórnia e na Península da Baixa Califórnia no México. Semelhante ao matagal ou charneca, é um bioma característico de clima mediterrâneo (invernos amenos e chuvosos, verões quentes e secos).

Segundo a convenção da diversidade biológica adotada pelas Nações Unidas, a biodiversidade é entendida como a multiplicidade de seres vivos de diferentes espécies que se agrupam em populações pertencentes a diversas espécies que interagem numa variedade de comunidades e de ecossistemas, diferenciando-se individualmente a nível genético. A intervenção humana na biosfera foi progressiva ao longo da sua história, atingindo, com as sociedades tecnológicas, um domínio tal que põe em causa a qualidade de vida do nosso planeta.

São múltiplas as causas ligadas às ações antrópicas que têm vindo a colocar em risco a biodiversidade.

Fig. Redução da biodiversidade
Fig. Redução da biodiversidade

A destruição de habitats, ainda que complementar, é uma das principais ameaças à diversidade biológica. A desflorestação, a agricultura industrializada em grandes áreas e a degradação dos solos estão na base dessa ameaça.


Desflorestação- ao longo da sua história, a relação que a Humanidade manteve com as florestas não foi, em regra, harmoniosa. A desflorestação, ou seja, a destruição intensiva dos habitats florestais, tem vindo a experimentar uma tal amplitude que põe em risco a sua intensa biodiversidade.

  Por outro lado, as florestas desempenham uma função importante na regulação do clima, como a diminuição do aquecimento global.

                                                 Evolução nas florestas




Presentemente, tem vindo a desenvolver-se uma consciência ecológica que privilegia a reflorestação. É o caso da China, em que a reflorestação em certas zonas, tem permitido fazer face a deslizamentos de terras aquando de grandes cheias.

https://portuguese.people.com.cn/n3/2020/0312/c309806-9667507.html

 Também nos países da Europa do Norte ocorreu uma reflorestação após as chuvas ácidas terem dizimado uma grande parte das florestas da região.


Trabalho realizado por:
Mariana Canto 12ºCT1 nº17
Romini Narotamo nº19
Yara D'Oliveira nº23
 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora